Olá pessoal tudo bem??
Você sabia que você e seu cachorro pode ter realmente um laço afetivo de pais e filhos?
Um estudo revelou similaridades biológicas entre o vínculo de cachorros e seus donos e o laço afetivo. Segundo a pesquisa, o contato visual entre o homem e seu pet cria um ciclo vicioso que libera ocitocina no cérebro dos dois, hormônio responsável pela forte empatia entre pais e filhos (por isso foi apelidado de hormônio do amor).
Como funciona?
o cão olha para o seu dono, que percebe o contato. Apenas essa interação já faz com que a ocitocina seja liberada no cérebro do homem, o que o leva a demonstrar carinho, tocando ou mesmo conversando com o pet. O contato físico, por sua vez, libera o hormônio também no cérebro do cachorro, fazendo com que ele intensifique o contato visual com o dono.
O professor de medicina veterinária, o japonês Takefumi Kikusui, da Universidade de Azabu, é um dos autores do estudo ressaltou:
“É preciso lembrar que cachorros não criam esse laço logo de cara. É consequência de todo o tempo gratificante que passaram antes com seus donos, que serviu de alicerce para uma relação familiar”,
Além deste, os resultados de outros cinco estudos comprovam a tese de que, sim, o seu cachorro te ama.
Ele sente ciúmes de você
Um estudo da Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos, analisou como 36 cães se comportavam ao ver seu dono interagindo com três objetos: um cachorro de pelúcia, uma abóbora e um livro. A conclusão foi que os animais sentiram mais ciúmes quando a atenção do dono estava no outro cachorro.
Ele sabe como você está pela voz
Pesquisadores da Universidade Eötvös Loránd, na Hungria, analisaram em uma máquina de ressonância magnética o cérebro de onze cachorros. Quando os pets ouviam vozes humanos ou latidos, o seu cérebro ficava mais ativo. Eles também conseguem diferenciar a emoção da voz: ao escutar sons positivos, a atividade ficava maior do que no caso dos sons negativos.
Identificam seu humor só de te ver
Um experimento da Universidade de Medicina Veterinária de Viena expôs 24 cachorros a duas fotos, que mostravam a mesma pessoa feliz e triste. Divididos em grupos de doze, metade dos cachorros era recompensado ao identificar com o focinho a pessoa feliz, e a outra, a pessoa triste. Os resultados mostraram que os cachorros conseguiram avaliar com consistência as diferentes emoções.
Estará ao seu lado em momentos difíceis
No teste, um pesquisador da Universidade de Londres foi à casa de dezoito cachorros e tomou três atitudes: começou a falar, cantarolou e chorou. No último caso, quinze entre todos os cachorros pararam o que estavam fazendo para ir até ele com uma atitude submissa, como rabo encolhido e cabeça abaixada. Mais um sinal de empatia.
Ele realmente te ama
É o que diz um estudo da Universidade Emory, na Georgia. Cientistas analisaram em uma máquina de ressonância magnética o cérebro de doze cães expostos a diferentes cheiros: o deles próprios, o de outros cachorros conhecidos e desconhecidos, o do seu dono e a de uma pessoa estranha. Ao sentir o cheiro do dono, a região do cérebro relacionada ao prazer era ativada.
É muito amor envolvido né!
Nenhum comentário:
Postar um comentário